fusca furgão

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domingo, 3 de julho de 2011

Carros de sucesso.






VIDA CURTA, INTENSA E MARCANTE - O Volkswagen SP - nome em homenagem à cidade de São Paulo - merece um capítulo especial em qualquer livro de história sobre os automóveis brasileiros. Apresentado como protótipo em 1971, na Feira da Indústria Alemã, o modelo foi comercializado entre os anos de 1972 e 1976 e teve total de 10.361 unidades fabricadas - 10.193 da versão SP2 e 168 da SP1.

O design foi chefiado por Márcio Piancastelli e contou com a participação de José Vicente Novita Martins e George Yamashita Oba. Mas o grande incentivador deste projeto foi o então presidente da Volkswagen do Brasil, o alemão Rudolf Leiding, que aceitou vir para cá em troca de autonomia em novos projetos - algo inimaginável na época.

O SP chegou com missão definida: bater de frente com o Puma, que oferecia visual moderno - de muito sucesso - e mecânica Volks. Era o carro do momento.

Foram produzidos o SP1, que tinha acabamento mais simples e motor 1.600 cm³ de 65 cv, e o SP2, mais requintado e com bloco 1.700 cm³ de 75 cv - ambos a gasolina. E como a diferença de preço era pouca entre os dois, os compradores preferiam o SP2, o que antecipou a aposentadoria do SP1 para 1974.

Segundo Luciano Amaral Pinheiro, proprietário de um SP2 1975 e responsável pelo blog VW SP2 Clássico, a revista alemã Hobby classificou, nos anos 1970, o SP ‘o mais bonito VW já produzido''. Já a revista norte-americana Car and Driver conclamou a matriz alemã a produzir o brasileiro em escala mundial.

O SP foi oferecido em 44 cores - 12 metálicas - e não era bom de asfalto. A velocidade máxima era 154 km/h e demorava longos 17 segundos para chegar a 100 km/h. Mas esse Volkswagen marcou e conquistou pela personalidade.


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Um comentário:

  1. Meu pai chegou a ter um desses quando era solteiro. Comprou já usado na época, e se arrepende até hoje de ter vendido.

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